sexta-feira, 18 de abril de 2008

[ Dicas ]

Dicas de Livros


Livros para Iniciação (I), atualização (At) e aprofundamento (Ap) em teatro e cultura.
Em Vermelho são livros que auxiliam na prática do teatro.
(Os livros esgotados listados são importantes e poderão ser consultados em bibliotecas universitárias ou nas do SESC. Livros com * são livros que a Livraria Paim-Rio Branco tinha para vender no acervo.)


“A utopia está no horizonte:
quando caminho dois passos, ela se afasta dois passos;
eu caminho dez passos, e ela está dez passos mais longe...
Para que serve a utopia?
Serve para isso, para caminhar!"
Eduardo Galeano

Livros:

(I) ALVES, Rubem. Entre a ciência e a sapiência. São Paulo: Ed. Loyola, 1999.
(At) ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
(I) ASLAN, Odete. O ator no século XX. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1994.

(At) AZEVEDO, Sônia Machado. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo: Perspectiva,
2002.
(I) BARBA, Eugenio e Nicola Savarese. A arte secreta do ator. Dicionário de
antropologia teatral. São Paulo/Campinas: HUCITEC/Ed. da UNICAMP, 1995.
(esgotado/leitura imprescindível)
(At) BARBA, Eugenio. A canoa de papel. Tratado de antropologia teatral. São Paulo:
HUCITEC, 1994. (esgotado)
(I) BARBA, Eugenio. Além das ilhas flutuantes. São Paulo/Campinas: HUCITEC/Ed. da
UNICAMP, 1991. (esgotado)
(At) BARNI, Roberta (org). A loucura de Isabella e outras comédias da Commedia dell´Arte. Ed.
Iluminuras.
(At) BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar. A aventura da modernidade. São Paulo:
Cia das Letras, 1987.
(Ap) BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2000.
(At) BOAL, Augusto. O arco-íris do desejo. Método Boal de teatro e terapia. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 1996.
­­­* (I) ___. Jogos para atores e não atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.
(At) BOLOGNESI, Mário. Palhaços. São Paulo: Unesp, 2003.
(At) BONFITTO, Matteo. O ator compositor. As ações físicas como eixo: de Stanislavski a
Barba. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2002.

* (At) BORNHEIM, Gerd. Brecht: a estética do teatro. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 1998.
(I) BROOK, Peter. A porta aberta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
(I) BROOK, Peter. O teatro e seu espaço. Petrópolis: Vozes, 1970. (esgotado)
(Ap) BURNIER, Luiz Otávio. A arte de ator. Da técnica à representação. Campinas:
Editora da Unicamp, 2001. (esgotado)
(At) CARVALHO, Sérgio (org). O teatro e a cidade. Lições da história do teatro. São Paulo: SMC,
2004.
(I) CASCUDO, Câmara. Lendas brasileiras. Rio de Janeiro: Ediouro, 1999.
(At) CHACRA, Sandra. Natureza e sentido da improvisação teatral. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1983.
(At) CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1995.
(At) ___. Brasil. Mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, 2000.
(I) ___. Repressão Sexual – essa nossa (des)conhecida. São Paulo: Brasiliense, 1988.
(I) CHEKHOV, Michael. Para o ator. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
* (Ap) COELHO, Teixeira. Moderno pós moderno. Ed. Iluminuras.
(Ap) COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1989.
(At) CRUCIANI, Fabrizio e FALLETTI, Clélia. Teatro de rua. São Paulo: HUCITEC, 1999.
(Ap) DESGRANDES, Flávio. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: HUCITEC,
2006.
(Ap) DEVEREUX, Georges. Mulher e mito. Campinas: Papirus, 1990.
(At) ESNAULT M. E ERIC VIEL. Alongamento. Auto manutenção muscular e articular.
Rio de Janeiro: Revinter, 2002.
(Ap) FERRACINI, Renato. A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator.
Campinas: Editora da Unicamp, 2002.
(At) FERREIRA, Sueli (org). O ensino das artes. Construindo caminhos. Campinas: Papirus, 2001.
(I) FILHO, Mello Morais. Festas e tradições populares do Brasil. São Paulo/Belo Horizonte: Ed. Da
USP/Livraria Itatiaia editora, 1979.
(Ap) FLASZEN, Ludwik e POLLASTRELLI, Carla (curadores). O teatro laboratório de Jerzy Grotowski
1959-1969. São Paulo/Pontedera: Perspectiva, SESC, Fondazione Pontedera Teatro, 2007.
(At) FO, Dario. Manual mínimo do ator. São Paulo: SENAC, 1998.
(Ap) FREYRE, Gilberto. Casa- grande & Senzala. São Paulo: Global, 2003.
(I) GAIARSA, José Ângelo. O que é o corpo? São Paulo: Brasiliense, 1986.
(I) ___. O que é o pênis? São Paulo: Brasiliense, 1989.
* (At) GARCIA, Santiago. Teoria e prática do teatro. São Paulo: Ed. Hucitec.
* (Ap) GARCIA, Silvana. As trombetas de Jericó. Teatro das vanguardas históricas. São Paulo: Ed.
Hucitec/Fapesp
(At) GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 1992.
(Ap) GUÉNOUN, Denis. A exibição das palavras. Uma idéia (política) do teatro. Rio de Janeiro:
Teatro do Pequeno Gesto, 2003.
(Ap) ___. O teatro é necessário? São Paulo: Perspectiva, 2004.
(Ap) GUINSBURG, J. Stanislávski, Meierhold & Cia. São Paulo: Perspectiva, 2001.
(At) KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1984.
(I) KUSNET, Eugênio. Ator e método. Rio de Janeiro: INACEN, 1985.
(Ap) LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.
(Ap) LEHMANN, Hans-Thies. O teatro pós dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
* (At) LOPES, Joana. Pega teatro. Ed. Papirus
* (At) MARTINS, Marcos Bulhões. Encenação em jogo. São Paulo: Ed. Hucitec.
(Ap) MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
(I) MELO, Regina. Ykamiabas: Filhas da lua, mulheres da terra. Manaus: Ed. Travessia, 2004.
(I) MEYER, Marlyse. Caminhos do imaginário no Brasil. São Paulo: EDUSP, 1993.
(I) OIDA, Yoshi. Um ator errante. São Paulo: Beca, 1999.
(I) ___. Um ator invisível. São Paulo: Beca, 2001.
(At) OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 1987.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
(I) PRADO, Decio de Almeida. Peças, pessoas, personagens: o teatro brasileiro de Procópio Ferreira a
Cacilda Becker. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
* (Ap) RAMOS, Luiz Fernando. O parto de Godot e outras encenações imaginárias. São Paulo: Hucitec.
(I) REVERBEL, Olga. Oficina de teatro. Porto Alegre: Ed. Kuarup, 1993.
(Ap) ROSENFELD, Anatol. Prismas do teatro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1993.
* (I) ROUBINE, Jean-Jacques. A arte do ator. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.
(At) ___. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro, 2003.
(Ap) RYNGAERT, Jean-Pierre. Ler o teatro contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
(At) SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e ancestralidade. Salvador: Edufba, 2002.
(At) SANTOS, Valmir (org). Aos que virão depois de nós: Kassandra in process: o desassombro da
Utopia. Porto Alegre: Tomo editorial, 2005 (sobre o grupo Ói nóis aqui traveis-RS)
(I) SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1987.
* (Ap) ___. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Ed. Perspectiva.
* (At) STANISLAVSKI, C. A construção da personagem. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
* (At) ___. A preparação do ator. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
* (I) ___. Manual do ator. Rio de Janeiro: Ed. Martins Fontes.
(At) VIRMAUX, Alain. Artaud e o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1990.


Dicas cedidas por Bya Braga em uma oficina realizada durante o V FESTAC, Bya é doutoranda em teatro pela Unirio- RJ.

Nenhum comentário: