quinta-feira, 28 de março de 2013

O Te(rra)tro

O Te (rra) troO teatro está se perdendo... (explicando melhor - se perder é uma forma de se encontrar. Antes que leiam de outra forma) Como dizia o mestre do Teatro de Arte de Moscou no ano 1938 em uma de suas cartas... "O riso não deve ser provocado... Isso é um erro", cada frase boba que ele dizia a platéia caía em gargalhadas... Ele não queria forçar o riso, mas estava envolto na esfera de sua personagem. Em cada frase, cada pequeno texto, andar, todos ficavam atentos e o teatro parecia respirar com o ator. Mas o que vi no primeiro instante... A reação de um ator ao sentir que uma piada deu certo, que a platéia caiu em risos. Seu olhar deu-se conta que não estava só e gostou do riso, do regozijo, sentiu prazer e decidiu sair da esfera que envolvia sua personagem e por fim decidiu tomar conta de sua carcaça. Carcaça que havia emprestado conscientemente para ser usada para outro contar uma história. Sua história... A história da personagem. Ao tomar tal atitude quis aparecer como homem comum, orgulhoso, sem humildade, medíocre (Mediano, Ok?) e tenta fazer todos os olhos rirem, mas já é tarde. As bocas vão se crispando e os narizes forçando uma lateral.Ele se esforça e usa sua técnica, mas nada parece fazer efeito. De um instante para o outro ele cansa e se entrega. Se anula e a platéia volta a soltar gargalhadas violentas. Risos e mais risos.Ele por fim tirando a maquilagem pergunta-se. O que aconteceu?E um amigo batendo-lhe o ombro - Hoje você atuou!Foi o que vi na Semana do Teatro. Desde do seminário, as apresentações e as relações interpessoais. O crescimento técnico de alguns espetáculos e a queda técnica de outros. Uma apresentação não diz a real condição técnica dos espetáculos, mas mostra que faltou um pouquinho de açúcar. É isso... Tinha sal de mais e pouco açúcar... Sal para achar erros e defeitos... e pouco açúcar para enxergar os ganhos de qualidade, de técnica, de vida do espetáculo (s). Engatinhando nesse mundo de gerenciar, orientar ou dirigir pessoas em cena, aprendi muito sobre o que posso fazer em cena e o que realmente não quero fazer. De alguma forma todos contribuíram para o meu aprendizado. Seja no palco, seja nos corredores, seja pelos telefonemas.E como disse no começo ... O Teatro está se perdendo... A forma, técnica, os valores antigos (meus) estão se perdendo. Isso nesse caso é bom. Significa renascimento.Meu muito obrigado. Yuri Montezuma

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