quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A Situação

As coisas andam meio devagar neste início de ano! Também não podemos esperar muita coisa de janeiro, pessoas tirando a resaca do natal e reveillon. Bom, quem trabalha pra valer mesmo no começo do ano é a dengue. Essa não tira férias mesmo e já deixou alguns amigos meus de cama ou em filas de postos de saúde, convenhamos que esse blog é para falar de cultura e não dos ataques do "mosquitinho" chato!

Como eu gostaria de hoje aparecer aqui e informar que anda rolando alguma peça, um show, uma exposição (Bom, tem uma lá na galeria Juvenal Antunes), mas gostaria de assistir a cidade fever. A produção cultural parece ter tirado férias, de uma ou outra, anda com medo do mosquito da dengue, ou anda meio preguisoça esperando que os editais do governo e da prefeitura sejam abertos para colocarem seus projetos, depois que passou a existir esses finaciamentos (Deixo claro que isso é muito bom para a cultura local) as coisas passaram a ser "dentro da forma da lei", onde tudo só rola depois do lançamento do edital.

Anteriormente os artistas locais iam de porta em porta em busca de patrocínio para custear suas produções independente de apoio governamental ou não, agora existe a lei e isso de certa forma nos tornou preguiçosos. Isso mesmo! Também sou artista. Buscando entender o por que e como nossa arte caiu tanto assim? Sem dinheiro faziamos trabalhos de qualidades ( Claro que existiam trabalhos de uma qualidade precária), mas estavamos visados em fazer arte por amor, por protesto, para ser artista. Hoje fazem arte pelo dinheiro, pelas notas, pelo cachê, se contam nos dedos os trabalhos que mereçam algum respeito (Quem anda meio cultural riobranquense sabe do que estou falando), por que realmente as pessoas envolvidas tem o mínimo de preocupação com o fazer artístico. Digo e repito, precisa-se de um caus para a cultura respirar novamente! Ela esta morta. Sim! Um Caus cultural, onde a arte possa voltar a ser o que era ou o que é.
Que situação!


Certo é o mosquito que não tira férias!

Nenhum comentário: